Imagem extraída do Google
Parentes, amigos e guerreiros!
Dia 09 de Agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Essa data diferentemente do dia 19 de Abril, foi uma conquista dos Povos Indígenas do mundo todo. É o dia em que há mais de vinte anos, chegou pela primeira vez, um Índio para reclamar seus direitos na sede da ONU na Suiça.
Vamos nós brasileiros lembrar que o Dia do Índio não pode ser uma concessão do Estado Brasileiro ou do branco, mas uma data onde possamos realmente refletir os mais de 500 anos de opressão e os novos desafios da modernidade, as crises ambientais, a pobreza que começa a cercar nossas aldeias e o futuro da nossa juventude que quer ir para a Universidade, quer Emprego, quer Celular, Computador, Futebol... etc...
A comemoração é porque somos os verdadeiros donos da Terra. Não vamos deixar que esse dia se reduza a inauguração de exposição ou uma saudação governamental...
No Brasil éramos donos de tudo, mas diante da miséria do homem branco aceitamos primeiros os portugueses, os africanos, os holandeses, os franceses e agora, árabes, judeus, asiáticos e outros povos que vivem com qualidade de vida e paz que não tinham em suas terras.
Nós Povos Indígenas somos fortes, mas temos que aprender a usar essa força para nossa autonomia economica (gestão territorial), afirmação da identidade cultural e respeito ao Grande Espírito e a Mãe Terra.
Vamos mostrar isso e compartilhar isso com o Brasil do sonho indígena onde o respeito é mútuo e a dignidade é de todos!
Marcos Terena
Coordenador Indigena - RIO+20
--
--
M.MARCOS TERENA
Nota: Tomo a liberdade de publicar, aqui, o texto a cima que foi enviado por Marcos Terena a todos(as) integrataes do grupo de Escritores indígenas e do qual também faço parte.
Que Ñanderu nos acolha. Graça Graúna
Sem dúvida, um dia especial, minha amiga, e você, sempre nos lembrando da importãncia de nos unir aos nossos irmãos indígenas!
ResponderExcluirbjs
Betha
Minha querida Betha: nunca é demais repetir que eu amo a sua presença neste blog. Grata pela leitura, atenção e carinho. Que Ñanderu nos acolha.
ResponderExcluir