Páginas
▼
20 setembro 2012
10 setembro 2012
O índio no Brasil contemporâneo
Imagem extraída do Google
A presente
contribuição aos estudos indígenas foi apresentada no dia 26 de abril de 2012,
na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Seminário Brasil, brasis. Trata de
questões indígenas relacionadas a história, memória e cultura indígena. Índios,
indígenas, parentes: quantos e quem somos. O que a Funai não vê. O que
significa ser razoavelmente integrado. Autonomia. Literatura indígena contemporânea
no Brasil. Questões em aberto. Sob a coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho,
o referido seminário trouxe o tema “O índio no Brasil contemporâneo”. Parte
deste texto também foi compartilhado na roda de conversa, durante o IX Encontro
Nacional de Escritores e Artistas Indígenas, que acontece anualmente, no Rio de
Janeiro. À luz das palavras do chefe Seatle e da Declaração Solene dos Povos
Indígenas do Mundo a roda de conversa do grupo 3, apresentou propostas para as
discussões acerca de literatura indígena e meio ambiente, rumo ao Fórum Rio
+20.
Palavras chave: literatura indígena, meio ambiente, Fórum Rio
+20.
Para saber mais, acesse:
Editoral
Artigo
04 setembro 2012
Sobre os fundamentos das Leis Étnicas.
Crianças indígenas.
Imagem extraída do Google
Vamos celebrar o 1º Aniversário do
Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Jaboatão dos
Guararapes - FERERJ.
Local: Casa da Cultura do
Jaboatão dos Guararapes - Jaboatão Centro (Em frente à Escola Rodolfo
Aureliano).
Data: 05 de Setembro.
Horário: 09h:00min às 12h:00min.
Programação:
09h - Composição da mesa de abertura:
Tema: A importância da atuação do
Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial no Município para o
fortalecimento do respeito às singularidades e identidades dos sujeitos
inseridos na Comunidade Escolar.
10h - Mesa Redonda "Dialogando
Sobre os Fundamentos para Execução das Leis Étnicas".
Palestrantes: Prof. Dr. Bento Rosa -
NEAB- UFPE (confirmado) e Prof.ª Dr.ª Graça Graúna - UPE (confirmado);
11h - Momento da celebração.