Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

20 abril 2013

Um e muitos juntos


Canoas do povo Matsés (AM e Peru) 
Foto: Beatriz A. Matos. Fonte: Isa - Instituto Socioambiental. 


Um e muitos juntos (*)

I
Na travessia:
amassar o barro
dar tempo ao tempo
curar a panela
beber do pote
a água da chuva
e repartir
o que vem da fonte
o que vem da terra
e as oferendas do mar

II
No caminho de volta
no pé da Serra do Mar
vislumbro uma árvore curvada pelo tempo
suas raízes abraçam a terra
e seguem o curso natural das águas
onde mil pássaros alimentam
seu eterno canto

III
Na travessia, só escuto
e vou tecendo o colar
em meio à saudade
da minha aldeia


(*)Graça Graúna (povo Potyguara/RN)
24 de abril de 2012

6 comentários:

Ademario Ribeiro disse...

GG, querida, linda e essencial!

A vida assim é.
Ela nem sempre se avizinha
ao compasso do nosso coração
e faz desassossego ao desejo
mais ardente

Nessas horas nos convém
saber como tocar o barro
morder um fio de capim
comer algo para uma outra fome
beber algo para uma outra sede...

Peças assim nos impõem a vida
as circunstâncias,
as necessidades

Temos que salvar
vários leões-dia
e distribuir alegria de ser e estar

Amig@s, família,
o vinho, o café, a poesia,
a escuta... e Ñhanderu
nos fazem bem!

Que estes estejam contigo e
migo!!!

Beijos minha parente!

Art'palavra disse...

AR - que surpresa agradável. Fico muito contente com a sua poesia que é uma das coisas que mais gosto neste mundo. Valeu, valerá sempre. Bjos,
Graúna

Márcia Sanchez Luz disse...

Grauninha querida, como é bom ler seus poemas! Você é de uma sabedoria rara, um ser iluminado, por quem tenho imenso carinho.

Beijos

Márcia

Art'palavra disse...

Querida Marcia: estou me sentindo uma pessoa privilegiada ao receber tanto carinho, tanta atenção aos meus escritos. Obrigada, viu? Eu também gosto demontão dos seus escritos poéticos. Bjos, Grauninha.

DANIEL MUNDURUKU disse...

Isso é coisa de Graúna!
Sem palavras! Sem rodeios! Sem haykay!
Parabéns irmãzinha!

Art'palavra disse...

Dani, Dani...gosto muito quando você arrecada um tempinho e marca presença aqui. Bjos, meu irmãozinho e grata pelo carinho.