segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O índio no Brasil contemporâneo


Imagem extraída do Google

A presente contribuição aos estudos indígenas foi apresentada no dia 26 de abril de 2012, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Seminário Brasil, brasis. Trata de questões indígenas relacionadas a história, memória e cultura indígena. Índios, indígenas, parentes: quantos e quem somos. O que a Funai não vê. O que significa ser razoavelmente integrado. Autonomia. Literatura indígena contemporânea no Brasil. Questões em aberto. Sob a coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, o referido seminário trouxe o tema “O índio no Brasil contemporâneo”. Parte deste texto também foi compartilhado na roda de conversa, durante o IX Encontro Nacional de Escritores e Artistas Indígenas, que acontece anualmente, no Rio de Janeiro. À luz das palavras do chefe Seatle e da Declaração Solene dos Povos Indígenas do Mundo a roda de conversa do grupo 3, apresentou propostas para as discussões acerca de literatura indígena e meio ambiente, rumo ao Fórum Rio +20.

Palavras chave: literatura indígena, meio ambiente, Fórum Rio +20.
Para saber mais, acesse:

Revista Educação e Linguagem (Vol. 15, no 25 (2012)
Editoral

Artigo

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sobre os fundamentos das Leis Étnicas.


 Crianças indígenas.
Imagem extraída do Google

Vamos  celebrar o 1º Aniversário do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Jaboatão dos Guararapes - FERERJ. 

Local: Casa da Cultura do Jaboatão dos Guararapes - Jaboatão Centro (Em frente à Escola Rodolfo Aureliano).
Data: 05 de Setembro.
Horário: 09h:00min às 12h:00min.

Programação:
09h - Composição da mesa de abertura:
Tema: A importância da atuação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial no Município para o fortalecimento do respeito às singularidades e identidades dos sujeitos inseridos na Comunidade  Escolar.
10h - Mesa Redonda "Dialogando Sobre os Fundamentos para Execução das Leis Étnicas". 
Palestrantes: Prof. Dr. Bento Rosa - NEAB- UFPE (confirmado) e Prof.ª Dr.ª Graça Graúna - UPE (confirmado);
11h - Momento da celebração.