Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

05 agosto 2011

Dia Internacional dos Povos Indígenas.


 Imagem extraída do Google
Parentes, amigos e guerreiros!

Dia 09 de Agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Essa data diferentemente do dia 19 de Abril, foi uma conquista dos Povos Indígenas do mundo todo. É o dia em que há mais de vinte anos, chegou pela primeira vez, um Índio para reclamar seus direitos na sede da ONU na Suiça.

Vamos nós brasileiros lembrar que o Dia do Índio não pode ser uma concessão do Estado Brasileiro ou do branco, mas uma data onde possamos realmente refletir os mais de 500 anos de opressão e os novos desafios da modernidade, as crises ambientais, a pobreza que começa a cercar nossas aldeias e o futuro da nossa juventude que quer ir para a Universidade, quer Emprego, quer Celular, Computador, Futebol... etc...

A comemoração é porque somos os verdadeiros donos da Terra. Não vamos deixar que esse dia se reduza a inauguração de exposição ou uma saudação governamental...

No Brasil éramos donos de tudo, mas diante da miséria do homem branco aceitamos primeiros os portugueses, os africanos, os holandeses, os franceses e agora, árabes, judeus, asiáticos e outros povos que vivem com qualidade de vida e paz que não tinham em suas terras.

Nós Povos Indígenas somos fortes, mas temos que aprender a usar essa força para nossa autonomia economica (gestão territorial), afirmação da identidade cultural e respeito ao Grande Espírito e a Mãe Terra.

Vamos mostrar isso e compartilhar isso com o Brasil do sonho indígena onde o respeito é mútuo e a dignidade é de todos!

Marcos Terena
Coordenador Indigena - RIO+20

--
M.MARCOS TERENA


Nota: Tomo a liberdade de publicar, aqui, o texto a cima que  foi enviado por Marcos Terena a todos(as) integrataes  do grupo de Escritores indígenas e do qual também faço parte. 
Que Ñanderu nos acolha. Graça Graúna

2 comentários:

Betha Mendes disse...

Sem dúvida, um dia especial, minha amiga, e você, sempre nos lembrando da importãncia de nos unir aos nossos irmãos indígenas!

bjs

Betha

Art'palavra disse...

Minha querida Betha: nunca é demais repetir que eu amo a sua presença neste blog. Grata pela leitura, atenção e carinho. Que Ñanderu nos acolha.