Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

08 junho 2010

Movimento Brasil Literário: 7º Encontro de Escritores Indígenas

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto C&A, que há 19 anos atua para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, irá apoiar o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que ocorre entre os dias 9 e 19 de junho, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. Nesta 12ª edição do evento, o Instituto C&A irá participar de debates sobre a importância de formar novos leitores no país - o que vai ao encontro da sua proposta de promoção da leitura entre crianças e adolescentes brasileiros.
Na abertura ao público (dia 9/06, quarta-feira), às 15h30, haverá a mesa "Formando Leitores: experiências e desafios", para discutir experiências de sucesso na formação de leitores, com a mediação da Secretária Geral da FNLIJ, Beth Serra, e presença da gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, Áurea Alencar. Participarão os professores selecionados no concurso "Escola de Leitores", realizado no Rio de Janeiro pelo Instituto C&A, em2009, em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O concurso selecionou projetos de sete escolas públicas envolvendo o tema leitura literária. No debate, os professores apresentarão os desafios, avanços e os primeiros resultados de seus projetos na formação de novos leitores.

Movimento Brasil Literário

O Instituto C&A também montará um estande no Salão do Livro sobre o "Movimento por um Brasil Literário", um espaço de mobilização e conscientização da importância da leitura literária no país, principalmente entre jovens e crianças.

O público ainda poderá aderir ao "Manifesto por um Brasil Literário", documento que já conta com mais de 3 mil participantes - lançado na Flip do ano passado - e que deu origem ao Movimento. O principal objetivo é ajudar a fazer do Brasil um país de leitores.

Encontro de Escritores Indígenas

Nesta edição, o Instituto C&A também apoiará - pelo terceiro ano consecutivo - o 7º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, que acontecerá no contexto do Salão FNLIJ, e terá como tema "Palavra da Cidade, Palavra da Floresta: Literatura Indígena em contexto urbano". Os escritores indígenas terão um estande no Salão, no qual realizarão atividades culturais com crianças e atividades artísticas.

No dia 18/06 (sexta-feira), haverá ampla programação envolvendo cerca de 25 escritores indígenas de diversas tribos brasileiras. Eles irão comentar suas obras, promover saraus de poesias indígenas e participar de mesas de debates sobre a compreensão da identidade do país e a presença indígena no Brasil.

Programação do dia 18/06:
Período da Manhã
Ritual e apresentação dos convidados

Mesa 01: "Vozes da cidade, memórias da floresta"
Discussão sobre o papel da memória na elaboração da literatura indígena em contexto urbano.
Mediação: Ailton Krenak

Intervalo: Sarau de poéticas indígenas com Carlos Tiago, Graça Graúna e Cristino Wapichana

Mesa 02: "Educação urbana em contexto de aldeia: pontes e contrapontos"
Discussão sobre atuação dos indígenas no contexto urbano. Como esta prática pode interferir na formação de leitores e escritores entre os indígenas.
Mediação: Darlene Taukane

Período da Tarde

Sorteios de livros e arte indígena

Mesa 03: "A Escrita, a História e as trilhas para o futuro"
Discussão sobre os caminhos para a produção intelectual indígena tendo a literatura como instrumento no fomento das capacidades individuais dos jovens indígenas.

Mediação: Manoel Moura

Mesa 04: Arte indígena e influências urbanas
Discussão sobre a inserção dos artistas indígenas no mundo urbano e como ocorre seu processo criativo.
Mediação: Cristino Wapichana

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

O 12º Salão FNLIJ promove, durante 12 dias, uma variedade de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. O evento reunirá 71 editoras, que apresentarão seus lançamentos. Vários bate-papos com escritores e ilustradores já estão agendados para todos os dias, além de um seminário que acontece nos dias 16, 17 e 18 no auditório local. O evento conta também com novidades como a Biblioteca para bebês, a realização do 1º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil e a homenagem à Coréia do Sul.


O Salão da FINILIJ tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação.


SERVIÇO

12º SALÃO FNLIJ PARA CRIANÇAS E JOVENS
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania
Endereço: Av. Barão de Tefé 75 - Saúde - / 2253-8177
Horário: De 9 a 19 de junho.

Segunda à sexta, das 8h30 às 18h; Sábados e domingos, das 10h às 20h.

Valor do ingresso: R$ 4 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ)

Fonte: Nearin

8 comentários:

José Carlos Brandão disse...

Gosto de vê-la em ação, Graça.
Os temas são envolventes.
Sucesso!
Um grande abraço.

Almirante Águia disse...

Graça Graúna,

Vim desejar sucesso nesta empreitada, que bons ventos atuem na semeadura, e bons tempos permitam farta colheita.

Paz em Ñanderu

Art'palavra disse...

Meu estimado Almirante: suas plavras são um alento nessa minha caminhada. Paz em Ñanderu.

Art'palavra disse...

Mestre Carlos Brandão: também gosto muito de vê-lo aqui. É um grande privilegio para mim contar com a sua amizade. Paz e bem.

Márcia Sanchez Luz disse...

Sucesso, minha querida Grauninha! Você é Ave guerreira e tem grandes voos para alçar.

Beijos carinhosos

Márcia

Art'palavra disse...

Marcia, minha querida irmã das letras: grata por sua generosa visita e comentários acerca doEncontro de Escritores Indigenas. Paz em Ñanderu. Grauninha

PS: bjos pra nossa Leila Miccolis

Ademario Ribeiro disse...

Vixe, que coisa mais linda! Que maratona literária! Quantos temas e gente fascinante! Quantas pessoas boas, comprometidas e idôneas juntas! Que lindo ouvir, ver, balbuciar as palavras que estes e estas escritores(as) proferem!!!

Mais liiindo foi para quem esteve LÁ! Oh, Pae e Mãe da Palavra, Oh, Tatae do Lugar me oportunize um dia estar de volta dessa gente!

Beijos Gra, Grã, Grão!!!

Héloïse disse...

Infelizmente, eu nao estava presente porque moro na França e cuido do meu bebe... queria tento participar a esse evento!
Talvez vai ter uma transcripçao o documentos do que passo nestas 4 mesas, todas interessantissimas?
Como foi?
Seria tao interesante para mim, estudante na França...
Abraços!,
Héloïse