Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

29 abril 2010

“somos os primeiros habitantes deste país”

Imagem: Época/Globo.

Comunicado

Nós lideranças e guerreiros estamos aqui em nosso movimento e vamos continuar com a paralisação da balsa pela travessia do rio xingu. Enquanto Luiz Inacio Lula da Silva insistir de construir a barragem de Belo Monte nós vamos continuar aqui. Nós ficamos com raiva de ouvir Lula falar que vai construir Belo Monte de qualquer jeito, nem que seja pela força!!! Agora Nos indios e o povo que votamos em Lula estamos sabendo quem essa pessoa. Nós não somos bandidos, nós não somos traficantes para sermos tratados assim, o que nós queremos é a não construção da barragem de Belo Monte. Aqui nós não temos armas para enfrentar a força, se Lula fizer isso ele quer acabar com nós como vem demonstrando, mas o mundo inteiro vai poder saber que nós podemos morrer, mais lutando pelo nosso direito. Estamos diante de um Governo que cada dia que passa se demonstram contra nós indios. Lula tem demonstrado ser inmingo número um dos indios e Marcio Meira o atual Presidente da Funai tem demostrado a ser segunda pessoa no Brasil contra os indios, pois, a Funai não tem tratado mais assuntos indigenas, não demarcação de terra indigena mais, não tem fiscalização de terra indigena mais, não tem aviventação em terra indigena. Os nossos líderes indigenas são empedido de entrarem dentro do predio da funai em Brasilia pela força nacional. O que esta acontecendo com nós indios é um fato de grande abandono, pois, nós indios que somos os primeiros habitantes deste pais estamos sendo esquecidos pelo Governo de Lula que quer a nossa destruição, é esta aconclusão que chegamos.


Lider indigena Megaron Txukarramãe
Aldeia Piaraçu, 26 de abril de 2010


Carta para imprensa. Favor divulgue esta carta do líder Megaron. Abraço,
Matudjo Metuktire
Guerreiro

Nota: Carta disponível no Overmundo

9 comentários:

Tania regina Contreiras disse...

Vamos, sim, divulgar!

abraços

Almirante Águia disse...

Graça Graúna

Estive lendo esta carta no blog do Juvenal Payaya, é muito triste ver um governante que nasceu no seio do povo, estar tomando atitudes somente com finalidades eleitoreiras, age desta forma com o indigena, conscientemente, sabendo que o povo, além de ter memória curta conhece o índio somente folcloricamente, por culpa dos comandantes brancos neoliberais de séculos. Sabe que a questão do índio não atinge a grande massa, porém energia elétrica iluminando as nossas ilusões de povo ignorante, coloca votos na urna.
Dentro dos conceitos matemáticos, a ignorância do povo, atrelada as necessidades urbanas torna o risco deste enfrentamento "aceitável", assim como já ficou provado nas experiências com as outras crises do governo Lula. Então, o que vale é o poder de fazer a massa acreditar e delirar por petróleo barato, eletricidade barata, bolsa isto, vacina "de graça" ou em qualquer coisa que ofereça sutil e vã esperança de benefícios e sobrevivência. Deste modo, crise ambiental, liberdade, índios... Nada disso faz diferença diante dos conceitos de "O Príncipe". E tome-lhe ilusão, e dá-me votos. E o índio? Ahnnn... O quê??

Art'palavra disse...

Meu bom Comandante:suas palavras tocam o coraação. É realmente triste ver o desrespeito dos governantes acerca do destino dos nossos parentes indígenas. O futuro nosso não nos parece frutificador como sonhamos, como lutamos, como aprendemos dos nossos antepassados. Infelizmente os quereres eleitoreiros estão acima dos saberes ancestrais. Mas vamos à luta. Grata por sua edificante presença. Paz em Ñanderu.

Valdiva Araujo Santos disse...

Graça Graúna,

Desejo colaborar com causas dos diversos povos indígenas. Troca de informação, intercâmbio é fundamental para tornar possível a colaboração.
Estarei atenta.
Mantenha contato.
Saudações em Nhanderu
segunda-feira, 3 de maio de 2010

Art'palavra disse...

Sim, minha estimada valdiva: comunicar é compartilhar. Grata pela visita; volte sempre. Paz em Ñanderu, Graça Graúna

garotanormal disse...

VALEU GRAÇA OBRIGADA POR TER VINDO ATÉ A FACHO E NOS PRESENTEAR COM SUAS DOCES IDEIAS!!!
SUCESSO E HUMILDADE COM PAZ NO CORAÇÃO!
XEIRO XAU

Art'palavra disse...

Contos&amp...: Fico feliz que tenha gostado da minha apresentação na FACHO. Grata pela atenção e pelo carinho.

Márcia Sanchez Luz disse...

Minha querida Grauninha...

Que país é este em que governantes insistem em destruir nossa história e roubar nossa memória?
Tudo isto me entristece demais, porém o que me alenta é ver que a nação indígena está se fortalecendo através da palavra também escrita.

Beijos em seu coração

Márcia

ps: ainda estou esperando sua biografia e poemas...

Art'palavra disse...

Minha querida Marcia: a situação é tão preocupante que a gente acaba adoecendo; ando meio doente mesmo, razão pela qual não dei mais noticias. Mas tô buscando forças pra continuar na luta. Grata pela atenção, pelo seu modo de ver a nossa cultura indígena. Paz em Ñanderu, Grauninha

PS: assim que eu me recuperar dos problemas de saude darei retorno acerca do material escrito que você pediu. Tenha um pouquinho de paciencia, tá?